sábado, 5 de maio de 2012

Cerro San Cristobal - Santiago (Chile)

Outro Cerro que merece destaque em Santiago é o Cerro San Cristobal.


Também conhecido como Parque Metropolitano de Santiago, o Cerro San Cristobal foi criado em 1917 num terreno rochoso, mas sempre em franco reflorestamento, hoje o parque brinda a cidade com os mais diversos tipos de árvores, flores e exuberantes passarinhos.

Situado na região central de Santiago, é possível chegar até o local de metrô (descer na estação Baquedano), de táxi ou de carro. Fomos de carro, atravessamos o Rio Mapocho e seguimos até chegar a uma das portarias do Cerro San Cristóbal na Calle Pio Nono, no Bairro Bellavista.


Ao chegar no Cerro você tem a opção de estacionar o carro e subir de funicular ou seguir até o topo de carro. Por causa do horário que chegamos no parque (fim do dia), não era mais permitido subir de funicular, na verdade até podia subir mas não seria permitido descer, logo teríamos que descer a pé (nada feito, diante dos mais de 800 metros de altura).

Foto tirada dentro do carro, subindo o Cerro San Cristobal em Santiago

Subimos de carro impressionados com a paisagem e com as condições físicas dos que faziam a subida correndo e de bicicleta.
Chegando ao topo, estacionamos e começamos a nossa pequena exploração do local; não sabíamos para onde olhar, tudo muito lindo...

Virgen Inmaculada de la Concepcíon 
Na foto parece pequena, mas a imagem da Virgen Inmaculada de la Concepcíon é vista de quase toda parte de Santiago. Na sua frente uma estrutura tipo arquibancada com um pequeno palco dá a impressão de  que ali devem acontecer missas ao ar livre...
Esta parte do Cerro é bem religiosa, entre um caminho e outro, várias imagens podem ser contempladas,  até uma imagem do Papa João Paulo II pode ser encontrada (homenagem a uma missa realizada por ele em 1987).


De repente o Sol assume o espetáculo e passa a chamar a atenção de todos que estão no local (eram 21hs e ele resolveu se despedir...).

Em poucos minutos o céu azulado e poluído de Santiago fica totalmente laranja...

Era 14 de fevereiro, Dia de San Valetim (dia dos namorados) e o clima do lugar era só love...

Quando a gente foi ao Cerro Santa Lucia gostamos muito da vista de toda a cidade, mas no Cerro San Cristobal a vista é mais impressionante ainda. É tão alto que fica até difícil você reconhecer as ruas por onde andamos. No entanto este não é o seu principal atrativo, mas sim as atividades que você pode desenvolver no local. Para vocês terem uma noção, no Cerro há zoológico, piscinas, um Jardim Japonês, áreas para piquenique e viveiro, sem falar das infindáveis trilhas para caminhada e bike.

No alto, habitantes e turististas saboreiam o típico "Mote com Huesillos"

Após a ingrime subida, todos se juntam para saborear o típico "Mote com Huesillos".
É uma bebida gelada, mais consistente que um suco (parece um mel) com uma mistura de pêssego em caldas (huesillos) e trigo (mote). A parte líquida você toma com canudo e depois come o pêssego e o trigo (parece milho cozido) com uma colher. Em toda Santiago você encontra, pois é vendida em uns carrinhos na rua, que nem de cachorro quente.

Mote com Huesillos
Se trata de uma bebida um pouco inusitada para nós brasileiros, mas que vale a pena conhecer. Eu e meu marido gostamos...


Vale muuuuuito a pena conhecer!!!!

Um comentário: