quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cerro Santa Lucia - Santiago (Chile)

Quem vai a Santiago não pode deixar de conhecer os seus Cerros (montes), e o Cerro Santa Lucia é um deles.


Situado na região central de Santiago, o cerro hoje é um parque público com bosques, monumentos, jardins e mirantes. Mas o cerro também é história...

No alto do Cerro Santa Lucia existe uma estátua de um índio feita em bronze (povo mapuche)

Em 1541 a cidade de Santiago foi fundada aos pés do Santa Lucia, em um acampamento indígena às margens do rio Mapocho pelo conquistador espanhol Pedro de Valdívia (na entrada o visitante pode ver uma feirinha de artesanato indígena que fica dentro de uma gruta, muito linda!). O nome é uma homenagem a Santa Lucia de Siracusa.

No início, o cerro era só um mirante e um ponto de reconhecimento da cidade para os conquistadores. No século 19, transformou-se em uma fortaleza das tropas leais ao rei da Espanha.

Castelo dentro do Cerro Santa Lucia

O castelo, a capela (que infelizmente está fechada desde o último terremoto), os prédios e os caminhos foram construídos nessa época.
Em 1870, o Cerro Santa Lucia foi criado por Benjamín Vicuña, e fez parte de um projeto urbanístico para a cidade de Santiago que previa a demolição de cortiços, a abertura de amplas avenidas e a criação de parques públicos. Tudo para preparar a capital para a então anunciada modernidade.
Em 1983, ele foi declarado monumento histórico nacional.


Chegar até o Cerro Santa Lucia é bem fácil, é só pegar um metrô e descer na Estação Santa Lucia. Agora é preciso ter disposição física para conhecê-lo, pois são mais 70 metros de subida íngreme de escadas e rampas, mas a vale muito a pena, pois a recompensa é uma vista de 360 graus da capital chilena com a cadeia de montanhas dos Andes ao fundo.


Há dois caminhos principais para subir, um mais íngreme, outro mais suave. Ao longo da subida, vários monumentos, praças, bosques e vistas merecem atenção. Na foto acima, imagem do Terraza Neptuno com uma grande fonte e uma placa identificando ao turista que ali é uma "fuente" mágica... feche os olhos, jogue uma moeda e faça um pedido... rsrsrs vale a pena tentar né?


Anos atrás o monte teve problema de segurança e andou mal frequentado, mas ele se recuperou e voltou a ser um ponto querido dos habitantes e turistas de Santiago. Hoje, para visitar o parque com mais de 65000m², é necessário apresentar um documento de identidade e assinar um livro ata na entrada, por questão de segurança.

Enfim, quem consegue chegar ao mirante tem uma visão privilegiada da cidade. Com um pouco de sorte, a vista não será nublada pela poluição. Com um pouco mais de sorte, o cume das montanhas dos Andes vai estar coberto de gelo. Mas, em todo caso, o caminho até lá já vai ter valido a pena



Quem for a Santiago não pode deixar de ir....

Cerro Santa Lucia
Funciona diariamente das 08hs às 21hs
Entrada Gratuita
Pegar um metrô até a Estação Santa Lucia (linha 01)

Nenhum comentário:

Postar um comentário